A Cura de um Leproso Lucas 5 Marcos 1 40-45 | Estudo e Pregação

A Cura de um Leproso Lucas 5 Marcos 1 40-45 | Estudo e Pregação

A cura de um leproso purificado é um milagre de Jesus, que está registrado nos Evangelhos de Lucas 5, Marcos 1:40-45, e Mateus 8:2-4.

As três atitudes principais que o leproso tomou, nos ajudam a entender como se deu a sequência que levou a sua cura, pois ele:

  1. Ele ouviu a pregação de Jesus (Mateus 8:1);
  2. Deu um passo em direção a Deus;
  3. Adorou ao Mestre (Marcos 1:40); e
  4. Pediu perdão (Lucas 5:12).

Essas quatro atitudes levaram a mais duas consequências benéficas, que naturalmente são esperadas daqueles que tiveram um real encontro com o Senhor.

  1. O leproso foi curado; e
  2. Deu testemunho da sua cura.

Quem era o leproso?

Qualquer pessoa acometida de lepra era considerado um pária, visto e percebido como amaldiçoado e pecador. Estava pagando por seus próprios pecados.

Tornou-se miserável e desprezado. A sociedade o ignorava. Não vivia, apenas suportava, até o dia do suplício final.

A morte seria um alívio para suas dores. Todo aspecto psicológico dos seus pensamentos ficavam esmagados pela solidão. Imagine a saudade da família e dos amigos. A vergonha e a humilhação.

Pelas leis de purificação, um leproso era retirado do convívio social, para não disseminar uma das doenças mais temidas do antigo Oriente.

Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leprosoe a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto.
Números 5:2

para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.
Números 5:3

A fé do leproso

O primeiro passo para a cura do leproso acontecer, foi o despertar da fé. Ele suportou a sua doença por muitos anos, pois a evolução da lepra se dá de forma lenta e progressiva.

Mas o seu sofrimento durou até que ouviu falar de Jesus. Ao ouvir as palavras de vida, do Mestre, no sermão da montanha, o coração do leproso encheu-se de uma igualmente viva e genuína fé.

Não é de admirar que o Apóstolo Paulo tenha confirmado que a fé vem pelo ouvir:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Romanos 10:17

E o termo “ouvir”, na Bíblia, também significa “acreditar”, e “obedecer”. Ele creu em Jesus, acreditou que o Mestre tinha o poder de purificá-lo, e de mudar aquela história de dor, para um final feliz.

Um passo em direção a Deus

E aproximou-se dele um leproso…
Marcos 1:40

O segundo passo para a cura de um leproso, foi a sua busca voluntária por Jesus. Aquele homem tinha tudo para ficar lamentando a sua má sorte, reclamando, blasfemando contra o céu e contra Deus.

É perfeitamente normal que pessoas passando por dificuldades enormes, como aquela enfermidade, tenham questionamentos que não são facilmente respondidos.

Quem, em uma situação parecida, não se perguntaria, “por que eu?” Porém, Mesmo que não compreendesse os motivos de estar vivendo toda aquela tragédia, ele escolheu agir.

Não ficou se lamentando, nem com pena de si mesmo! Mas tomou a iniciativa, e partiu para um encontro com o seu Criador. Ninguém teria as respostas para as suas dores, a não ser aquele que tudo sabe e que tudo conhece.

O livro dos Salmos, desde a antiguidade nos ensina, e o leproso sabia que o nosso socorro vem de Deus:

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Salmos 121:1,2

O leproso adorou Jesus

E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
Mateus 8:2

Mateus, Marcos e Lucas, são unânimes em registrar que o homem acometido de lepra aproximou-se de Jesus, curvando-se, em uma atitude de humildade e adoração.

Ele reconheceu que Jesus era Deus, e que tinha poder para curá-lo. Ele não chegou a Deus, cheio de exigência, mas demonstrou reverência e obediência, sabendo da grandeza daquele que diante dele estava.

O leproso não se dirigiu a Jesus com questionamentos, do tipo, “por que eu?”, “por que estou passando por isso?”, “eu não merecia tamanho sofrimento…”, “sempre fui tão bonzinho…”.

A humildade do leproso

Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
Mateus 8:2

Em um aparente contrassenso, nem mesmo pela sua cura ele pediu. A frase “se quiseres, podes tornar-me limpo”, constitui-se muito mais na expressão do desejo de ser perdoado, do que de ter uma enfermidade física curada.

A palavra “limpo“, no original em Hebraico, é טָהוֹר “tahor”, que possui uma ligação muito forte com o conceito de pureza espiritual. Os Judeus acreditavam que a lepra estava intimamente ligada com a prática de pecado.

Certamente, esse era o sentimento pesado que aquele homem carregava dentro de si. E Jesus enfatizou muitas vezes o caráter principal de sua missão que era de resgatar e salvar os pecadores.

Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.
Lucas 5:32

A cura de um leproso

E Jesus recebeu aquele pedido de perdão sincero. Jesus sentiu as dores daquele homem, e compadecido dele, sentindo as suas misérias, não pôde deixar de socorrer aquele coração quebrantado.

…a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:17

Jesus não pôde desprezar aquele pedido, porque o Eterno não despreza o clamor de um coração contrito. É por isso que o leproso recebe um toque de amor e de paz.

E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.
Marcos 1:41

E perceba, que Jesus não diz “seja curado”. O Mestre atende exatamente ao pedido recebido, e limpa, purificando o andrajoso. Jesus perdoa, e age trazendo salvação para aquela vida.

Ocorre porém, que o perdão traz a cura. Isso ocorreu várias vezes no ministério de Jesus, como foi com o paralítico de Cafarnaum, com o paralítico de Betesda, e com a mulher Cananeia.

Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
Lucas 5:23

E para que todos soubessem que Jesus é aquele que perdoa os pecados da humanidade, o pedido de perdão foi respondido também com a cura e o restabelecimento daquele homem ao convívio social.

E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.
Lucas 5:13

O testemunho da fé

E este homem ex-leproso, não se esqueceu do que Deus havia feito por ele, pois foi praticamente ressuscitado. Ele não podia se calar, nem mais se conter, pois a transformação que recebeu era algo que transbordava dentro do seu ser.

E saiu e começou a proclamar o Evangelho, pois Evangelho é assim mesmo, é a salvação, é alegria que transborda para além do que podemos conter.

Essa é a maior pregação que o mundo pode receber, é quando testemunhamos como fomos alcançados pela extraordinária graça, e recebemos tamanho perdão!

Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera…
Marcos 1:45

33 Comentários


  1. Eu gostei muito deste estudo sempre busco algo para as minhas pregações.

    Responder

    1. Gostei muito do explicativo do texto,não foi só cura ,mas também uma libertação mútua ,não só da doença do físico mas…da alma.!

      Responder

      1. Parabéns por está reflexão que Deus continue te usando poderosamente com seus ensinamentos

        Responder

  2. Muito edificante esse testemunho, sem dûvida vem pra aumentar a fé ou avivar a crença nos milagres de Jesus.

    Responder

    1. Amei esse estudo .muito forte que Deus te de a cada dia mais e mais sabedoria em nome de JESUS.

      Responder

  3. Esse episódio da vida do leproso deixa claro o quanto DEUS nos ama e deseja nos salvar. Basta crermos e confiarmos no Seu poder e no Seu amor, diante dos quais o impossível acontece. Por isso, todos nós nos identificamos com aquele leproso, na medida em que, pelo pecado, nos afastamos de DEUS e passamos a viver em miséria física, emocional e espiritual até o dia em que somos alcançados pela graça do perdão divino que nos cura, purifica e salva, e à partir de então, nos tornamos testemunhas fiéis Daquele que nos remiu e, com o Seu sangue, nos resgatou para uma vida de obediência e serviço em prol da salvação de outros “leprosos” que também necessitam do Seu “toque purificador. Louvado seja o SENHOR por Sua maravilhosa graça!

    Responder

    1. Gostei muito do texto.gostaria de me aprofundar mais no texto.

      Responder

  4. MUITO BOM ESTE ESTUDO DE LUCAS 5, SOBRE O LEPROSO. ME AJUDOU NA CONSTRUÇÃO DE UM SERMÃO. OBRIGADO.

    Responder

  5. Seria esse lepros, o mesmo que aparece em Mt.26:6, em que Jesus vai jantar?

    Responder

    1. Muito bom. Esse sermão. Que Deus continue te usando mais e mais.

      Responder

  6. Esse estudo testificar muito de nós adorando em Meio às Lutas leproso esqueceu da sua lepra e ele adorou a Jesus em espírito e em verdade nos devemos levar esse exemplo dele em nossas vidas amém:
    Deus abençoe quem está lendo

    Responder

  7. Uma bênção esse estudo pro meu ministério Glória a Deus.

    Responder

  8. Esse estudo é pra me ajudar a dar testemunho da cura de uma sarna q saiu no meu netinho louvado seja Deus o senhor é maravilhoso

    Responder

    1. Que bom é aprender mais de Deus fomos levantado para ensinar e aprender também foi muito bom meditar e ser também participante dessa explicação que o senhor conceda muito mais sabedoria e graça amém

      Responder

  9. Deus te use dessa forma ,o senhor é contigo.meu querido ,fica debaixo
    da Graça

    Responder

  10. Amei bate com o estudo que estou fazendo quero mais

    Responder

  11. Uma bênção esse estudo ,aprendir muito ,obrigado por nos ensinar mais de Deus! Louvado seja Deus 🙏🙏

    Responder

  12. Muito bom o conteúdo todo. Inspiração de Deus.
    Pena que é bloqueado para poder copiar e colar no Word.
    Seria mais fácil para replicarmos essa mensagem, é clara cada um com a sua forma de expor.

    Responder

  13. Que palavra maravilhosa! Que estudo excelente! Deus continue abençoando sua vida! Louvado seja o senhor!

    Responder

  14. Apaz do senhor Jesus amei o seu estudo linda a atitude de Jesus em pai que o enviou para mostrar o seu amor.
    Amor esse meu Senhor Jesus.
    Obrigado por me levar cada vez mais perto do Espírito Santo.

    Responder

  15. Ao ler eu sinto a presença de Deus 🥹
    Deus abençoe Pastor

    Responder

  16. Que estudo edificante! Cheio de unção! Senti a presença de Deus ao ler cada frase!
    Que Jesus continue te abençoando pastor!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *