Honrar Teu Pai e Tua Mãe | O Quinto Mandamento da Lei de Deus

Qual é o quinto mandamento da Lei de Deus? O que significa honrar teu pai e tua mãe? “Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa”. É muito conhecido este versículo de Efésios 6:2, de “autoria” do Apóstolo Paulo.

Na verdade, Paulo está citando, e repetindo uma parte dos dez mandamentos.

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Efésios 6:2,3

Este texto é originalmente de Êxodo 20:12, e Deuteronômio 5:16.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:12

Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 5:16

E examinando as palavras desse mandamento, nos dois livros de Moisés, fica muito claro que realmente há uma promessa de aumento no tempo de vida daqueles que honram seus pais. Porém “honrar” parece ser um termo um tanto vago, aqui.

Mesmo o historiador Judeu, Flávio Josefo, não detalhou na sua obra, “Antiguidades”, o sentido mais específico do quinto mandamento:

O quinto [mandamento], é que temos que honrar nossos pais. Flávio Josefo – Antiguidades Judaicas, capítulo 5:5

Honra tem muito a ver com a cultura de um povo. O que é honra para alguns, pode ser desonra para outros. Assim, o que seria honrar o pai e a mãe, na visão bíblica? O que significa honrar teu pai e tua mãe?

O que significa honrar teu pai e tua mãe?

Segundo os versículos que examinaremos, de diferentes versões da Bíblia, honrar teu pai e tua mãe, envolve questões que dizem respeito a:

  • questões de honra moral, de honra e moral familiar;
  • proteção do nome da família – a proteção a boa fama da família perante a sociedade se relaciona com a honra dos pais; e
  • ao sustento dos pais na velhice;

E como esse é mais uma parte integrante dos dez mandamentos, é preciso que seja interpretado nesse contexto, quando Moisés subiu ao monte Sinai e recebeu de Deus as tábuas que foram escritas com o “dedo” do Eterno.

Um filho e/ou uma filha tem que entender que o conceito de honra se relaciona com o significado do caráter de uma família, o chamado “bom nome”, que deve ser construído sem exageros, porém por meio da prática das boas obras.

Honrar teu pai e tua mãe significa andar nos mesmos passos de seus pais, procurando agradar a Deus, e servir à sociedade com uma vida limpa, se mantendo longe de crimes, bebedeiras, imoralidades e corrupção.

Quem anda cometendo tais práticas, desonra o seu próprio corpo, desonra a si mesmo e desonra a seus pais também.

É por isso que a versão interpretada do Targum Yonatan, do Aramaico traz:

…que todo homem seja instruído na honra de seu pai e na honra de sua mãe: para que teus dias possam ser multiplicados sobre a terra… Êxodo 20:12 – Traduzido do Aramaico do Targum Yonatan

As tábuas com os dez mandamentos

Quando Moisés desceu do monte Sinai, ele tinha recebido diretamente do Eterno, duas tábuas de pedra contendo os dez mandamentos.

E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.

E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
Êxodo 32:15,16

Segundo a tradição oral, em cada tábua havia cinco mandamentos. A primeira tábua continha os mandamentos que partiam do homem para com seu relacionamento com Deus. Eram mandamentos relativos ao Eterno:

  1. Não terás outros deuses diante de mim. Êxodo 20:3;
  2. Não farás para ti imagem de escultura…Êxodo 20:4;
  3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão…Êxodo 20:7;
  4. Lembra-te do dia do sábado…Êxodo 20:8; e
  5. Honra a teu pai e a tua mãe…Êxodo 20:12

Na segunda tábua de pedra, estavam os outros cinco mandamentos que regulam o relacionamento do homem para com o seu próximo, ou seja, são mandamentos relativos ao ser humano.

  1. Não matarás. Êxodo 20:13;
  2. Não adulterarás. Êxodo 20:14;
  3. Não furtarás. Êxodo 20:15 ;
  4. Não dirás falso testemunho… Êxodo 20:16; e
  5. Não cobiçarás… Êxodo 20:17

Honrar a Deus

Agora, perceba que o mandamento para honrar nossos pais, estava escrito na primeira tábua, que foi usada para agrupar os mandamentos que são em relação ao Eterno.

Inclusive, a palavra “honra”, no original em Hebraico, é um termo derivado de uma raiz, usada na descrição da glória de Deus. Vamos ver este versículo no original:

Êxodo 20:12 em hebraico, o quinto mandamento da lei de deus
כַּבֵּד אֶת־אָבִיךָ וְאֶת־אִמֶּךָ לְמַעַן יַאֲרִכוּן יָמֶיךָ עַל הָאֲדָמָה אֲשֶׁר־יְהוָה אֱלֹהֶיךָ נֹתֵן לָךְ׃ Êxodo 20:12 – Codex Leningrado

A palavra “honra” [teu pai e tua mãe], é o termo hebraico כַּבֵּדKaved“, que é derivado da raiz כבודkavod“, que é usada diversas vezes na Bíblia para falar da presença da glória do Eterno:

E eis que a glória do Deus de Israel estava ali, conforme o aspecto que eu tinha visto no vale.
Ezequiel 8:4

Ezequiel 8:4 em hebraico, kavod
והנה־שם כבוד אלהי ישראל Ezequiel 8:4

Mais de um lado

Quando posicionou o mandamento para honrar os pais, na mesma tábua dos mandamentos para com Deus, o Eterno está nos mandando um ensinamento presente nas “entrelinhas”. Há mais de um sentido ali.

De fato, as tábuas de pedra estavam escritas dos “dois lados”. Há mais de um lado nessa história. O Eterno, ele mesmo usou um termo que descreve a sua presença na terra, para ordenar aos Israelitas a honrarem e respeitarem seus pais.

É que quando honramos nosso pai e nossa mãe, estamos honrando o próprio Deus, pois eles são os representantes do Eterno, para nós, desde o momento do nosso nascimento. Aquele que desonra a seu pai ou a sua mãe, desonra o próprio Deus.

É por isso que o comentário encontrado no Targum Neofiti, a tradução do Hebraico para o Aramaico (que reflete uma tradição do tempo dos Apóstolos, quando muitos Judeus liam apenas textos em Aramaico), tem para o Êxodo 20:12:

…tenham atenção à glória de seu pai e a glória de sua mãe, uma vez que quem honra seu pai e sua mãe, eu o darei dias longos e plenitude de anos, e porque, por causa da honra do pai e da mãe eu o farei possuir o mundo vindouro [a salvação]… Êxodo 20:12 – comentário do Targum Neofiti

Para que se prolonguem

E o trecho em que o Targum Neofiti ressalta que é “por causa da honra do pai e da mãe“, que um filho terá a salvação, é corroborado pelo verbo, no original, יַאֲרִכוּן “yaarichun”, (lê-se iaarirrún), que significa “ser estendido, prolongado”.

Este verbo está na voz ativa, porém na forma causativa(chamada de Hifil) das construções verbais do Hebraico. Isso quer dizer que há algo que está causando este prolongamento dos dias. No caso, sabemos que é a honra ao pai e a mãe.

Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Levítico 19:3

Honrar os pais e os fariseus

Não podemos deixar de citar que a honrar aos nossos pais passa pela ajuda, e pelo sustento deles, quando chegarem na velhice. Esse “lado” do quinto mandamento da lei de Deus, era particularmente muito mais importante quando não havia nenhum mecanismo de proteção social governamental.

Não havia aposentadoria, nem muito menos benefício social por idade ou auxílio doença. Portanto, era (e ainda é) dever dos filhos assistirem seus pais quando esses não pudessem mais trabalhar, ou prover o sustento.

Foi este mesmo “lado”, neste sentido, que os Fariseus procuravam se desvencilhar, usando de subterfúgios da tradição dos anciãos, para não cumprirem a Lei de Deus. Isso ficou evidenciado, quando do embate com Jesus, sobre a lavagem das mãos:

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?

Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.

Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,

E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
Mateus 15:3-6

2 Comentários


  1. GOSTEI MUITO DESSE COMENTARIO .ME TROUXE BASTANTE ESCLARECIMENTO ACERCA DESSE MANDAMENTO .QUE PELA MISERICÓRDIA DE DEUS CUMPRI FIELMENTE. OA MEUS PAIS HOJE DESCANSAM NO SENHOR . CUIDEI E HONREI CADA UM DELES EM AMOR . OBG MEU SENHOR POR ESSA OPORTUNIDADE E POR TER MIM ESCOLHIDO PRA CUIDAR DELES .ESPERO EM NOME DE JESUS REVELOS NA MANHA DA RESSUREIÇÃO.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *